Perguntas frequentes

Médico

Acessando o link: https://certificadodigital.cfm.org.br/ é possível obter informações a respeito do certificado digital.

Como solicitar o certificado digital?

Entre em contato diretamente com o CRM do seu estado, para receber mais informações e solicitar a emissão do seu certificado digital.

Precisando de suporte?

Acesse o link: https://calendly.com/certillion/suporte e agende um atendimento com o time da Certillion.

Como acessar a Plataforma de Prescrição do CFM?

A Plataforma do CFM é integrada com o Portal de Serviços do CFM.
Você pode utilizar com os mesmos dados que acessa o Portal de Serviço:
• Número do CRM ou CPF
• UF do CRM
• Senha cadastrada no Portal de Serviço

Caso ainda não tenha acessado o Portal de Serviço, clicar no botão “Cadastre-se”

Será necessário preencher as seguintes informações:

• CRM
• UF
• CPF
• Primeiro nome da Mãe

Essas informações são verificadas na Base de Cadastro Nacional de Médicos. Caso todas informações estejam corretas, é apresentado uma lista com todos os e-mails cadastrados no sistema Nacional de Médicos:

Ao clicar no botão “confirmar” é enviado um e-mail com a senha para acessar a Plataforma de Prescrição Eletrônica ou o Portal de Serviços.

Posso acessar a Plataforma com o meu Certificado Digital?

Claro que pode. Nossa plataforma é integrada com o serviço de assinaturas Certllion.

O Certillion é um serviço completo de geração e verificação de assinaturas digitais, compatíveis com as normas nacionais e internacionais de certificação digital. Com ele, desenvolvedores conseguem rapidamente integrar certificação digital em seus sistemas com os seguintes benefícios:

• Aceitar todos os certificados: A1 (arquivo), A3 (cartão/token) e nuvem
• Assinar qualquer tipo de documento, em qualquer padrão e política
• Assinar nos principais sistemas operacionais: Windows, Mac, Android e iOS
• API REST acessível por qualquer linguagem de desenvolvimento

Para acessar a Plataforma, basta informar o número do CPF e a UF do seu Conselho Regional de Medicina.

Estão disponíveis os seguintes PSCs (Prestador de Serviço de Confiança):

• Token Físico (Token, Smartcard, Cartão inteligentes)
• BIRDID
• VIDAAS
• VAULTID
• SAFEID
• REMOTEID
• NEOID

Esqueci minha senha, como faço para recuperar?

Para recuperar a senha do Médico, deve acessar a plataforma do CFM e clicar em “Sou Médico” e no link “Esqueceu sua senha?

Ao clicar em Esqueceu sua senha, será necessário preencher os seguintes campos:

• CRM: Número do CRM do Médico (campo obrigatório)
• UF: Selecionar UF do CRM do Médico (campo obrigatório)
• CPF: Número do CPF do Médico (campo obrigatório)
• Primeiro nome da mãe: Informar o primeiro nome da mãe (campo obrigatório)

Essas informações são verificadas na Base de Cadastro Nacional de Médicos. Caso todas informações estejam corretas, será enviado um e-mail com a nova senha para acessar a Plataforma do CFM.

Ao tentar realizar o cadastro, quando digitado o nome da mãe, aponta erro.

Na plataforma é solicitado o primeiro nome da mãe, na hipótese de um nome composto digite somente o primeiro nome.
Por exemplo: Maria Helena digite apenas o Maria.

Como alterar a senha do Médico?

Após o Médico entrar na Plataforma do CFM, no menu da esquerda, deve clicar no botão “Alterar Senha”:

Observação: A senha pode ser alterada também no sistema do Portal de Serviço, pois os sistemas estão integrados.

O Médico deve preencher os seguintes campos:

Senha atual: Campo para preenchimento da senha atual que o usuário possui para acessar o sistema.
Nova senha: Campo para preenchimento da nova senha que o usuário está criando para acessar o sistema.
Confirme a nova senha: Campo para confirmação da nova senha que o usuário informou no campo anterior, para acessar o sistema.

Critérios para segurança da senha:

• Mínimo 8 caracteres;
• Máximo 20 caracteres
• Conter letras e números
• Conter letra maiúscula

Quais os documentos médicos podem ser emitidos pela plataforma?

Na plataforma do CFM você pode emitir de forma prática e rápida os seguintes documentos médicos:

• Atestado Médico
• Relatório Médico
• Receita Simples
• Receita Antimicrobianos
• Receita Controle Especial
• Solicitação de Exames

Quais dados são obrigatórios para a emissão de documentos Médicos?

Para emissão de um documento médico, é necessário que o Paciente e o local de atendimento estejam cadastrados na plataforma.

Para cadastrar um PACIENTE algumas informações são obrigatórias:

  • Nome Completo
  • Data nascimento
  • Sexo

Outras informações também podem ser cadastradas, como por exemplo:

  • CPF
  • E-mail
  • Telefones
  • Endereço

Para cadastrar um LOCAL DE ATENDIMENTO algumas informações são obrigatórias:

  • Nome do local de atendimento
  • Logradouro
  • UF e cidade

Posso criar modelos para os meus documentos médicos?

Para facilitar e dar agilidade no atendimento do Médico é possível criar modelos de todos os documentos médicos (Atestado Médico, Relatório Médico, Receita Simples, Receita Antimicrobianos, Receita Controle Especial e Solicitação de Exames).

Para criar um novo modelo de documento médico é necessário um nome para o modelo médico, o tipo de documento médico (Atestado Médico, Relatório Médico, Receita Simples, Receita Antimicrobianos, Receita Controle Especial e Solicitação de Exames) e uma breve descrição.

Após o preenchimento dessas informações, de acordo com o tipo do documento médico, você cria o seu modelo médico.

Ao criar o seu documento médico, você pode selecionar o modelo médico cadastrado ou até mesmo, após preencher as informações, criar um novo modelo.

Consigo ver o histórico dos documentos médicos?

No menu esquerdo da Plataforma de Prescrições tem a opção de Minhas Prescrições.

Nessa opção você visualiza todos os documentos médicos que foram criados para os seus pacientes.
Você pode buscar seu documento médico por data de criação, por CPF ou nome do paciente, pelo seu local de atendimento, pela situação do documento (assinado ou não assinado) e pelo tipo do documento médico (Atestado Médico, Relatório Médico, Receita Simples, Receita Antimicrobianos, Receita Controle Especial e Solicitação de Exames)

O que é necessário para assinar um documento médico?

Para a emissão de documentos médicos deverá ser feita mediante o uso de assinatura digital, gerada por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil e seja de Pessoa Física.
O certificado digital deve estar instalado em seu computador para que possa utilizá-lo.
Nossa plataforma é integrada com o serviço de assinaturas Certllion.
Para utilizar o certillion ele deve estar instalado em seu computador. Para instalar é necessário fazer o download do instalador em https://download.certillion.com
Caso tenha dúvida na instalação do Certillion, click aqui para fazer o download do manual de instalação.

Como identifico se o documento médico está assinado?

Os documentos médicos assinados digitalmente, no rodapé do arquivo gerado em PDF, é apresentado um QRCode e a assinatura do médico, conforme a imagem abaixo:

Como assinar digitalmente?

A Seção de Assinatura se encontra na página inicial do Prescrição Eletrônica. Esta funcionalidade permite que o usuário possa habilitar a assinatura digital do usuário a partir da seleção de um certificado digital.

Caso a seção esteja ativa e queira ser desativada, basta clicar novamente no botão indicado abaixo.

Quais as formas de envio dos documentos médicos?

Os documentos médicos podem ser enviados por e-mail ou WhatsApp.

Após a assinatura do documento irá abrir uma janela com a possibilidade para enviar ou compartilhar o documento médico para o paciente.

Quais medicamentos posso prescrever digitalmente?

Medicamentos de receituário simples, antimicrobianos e de controle especial.
Os medicamentos com notificação azul, branca e amarela não podem ser prescritos.

Farmacêutico

Precisando de suporte?

Acesse o link: https://calendly.com/certillion/suporte e agende um atendimento com o time da Certillion.

Sou Farmácia, mas não estou cadastrada na plataforma, como faço para cadastrar?

A Plataforma de Prescrição Eletrônica do CFM é integrado com o Conselho Federal de Farmácia.
Dessa forma, só é possível cadastrar o Farmacêutico que está ATIVO no Conselho Regional de Farmácia.
Para realizar o cadastro, o Farmacêutico deve acessar a plataforma do CFM e clicar em “Sou Farmacêutico” e no link “Cadastre-se”:

Ao clicar em cadastra-se, será necessário preencher os seguintes campos:

• CRF do farmacêutico: Número do CRF do Farmacêutico (campo obrigatório)
• UF: Selecionar UF do CRF do Farmacêutica (campo obrigatório)
• CPF: Número do CPF do Farmacêutico (campo obrigatório)
• Telefone: Número do Telefone
• Nome Completo: Nome completo do Farmacêutico (campo obrigatório)
• E-mail: Utilizar o e-mail cadastrado no Conselho Regional de Farmácia (campo obrigatório)

Não tenho acesso ao e-mail cadastrado no CRF, para receber a minha senha.

Entre em Contato com o Conselho Regional de Farmácia do seu estado, para atualizar as informações.

Esqueci minha senha, como faço para recuperar?

Para recuperar a senha do Farmacêutico, deve acessar a plataforma do CFM e clicar em “Sou Farmacêutico” e no link “Esqueceu sua senha”:

Ao clicar em Esqueceu sua senha, será necessário preencher os seguintes campos:

• CRF: Número do CRF do Farmacêutico (campo obrigatório)
• UF: Selecionar UF do CRF do Farmacêutica (campo obrigatório)
• CPF: Número do CPF do Farmacêutico (campo obrigatório)
• E-mail: Utilizar o e-mail cadastrado no Conselho Regional de Farmácia (campo obrigatório)

Será enviado um e-mail (e-mail cadastrado no Conselho Regional de Farmácia) com a nova senha para acessar a Plataforma do CFM.

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O farmacêutico deve preencher os seguintes campos:

Senha atual: Campo para preenchimento da senha atual que o usuário possui para acessar o sistema.
Nova senha: Campo para preenchimento da nova senha que o usuário está criando para acessar o sistema.
Confirme a nova senha: Campo para confirmação da nova senha que o usuário informou no campo anterior, para acessar o sistema.

Critérios para segurança da senha

• Mínimo 8 caracteres;
• Máximo 20 caracteres
• Conter letras e números
• Conter letra maiúscula

Como dispensar medicamentos na Plataforma do CFM?

O farmacêutico deve estar cadastrado na Plataforma do CFM.
O Paciente enviará a receita digital, através de e-mail, mensagens e até mesmo impressa que poderá ser localizada através da busca do localizador que fica abaixo do QRCode:

Com o código de validação em mãos, o Farmacêutico irá localizar o código na plataforma, respeitando os caracteres minúsculos e maiúsculo.
Para cada código são 10 caracteres.

Pesquisando o documento médico
Após colocar o código de validação no campo de pesquisa, será possível visualizar as informações do documento médico e até mesmo realizar o download da Receita.

Para que seja realizada a dispensação do medicamento, o farmacêutico deverá clicar em “Fazer dispensação” para que inicie a dispensação do medicamento.

Dispensar o medicamento

O Farmacêutico deverá preencher os “dados Farmacêuticos” e os dados da dispensação do medicamento: observações e o nome de medicamento substituto, caso tenha.

Como dispensar medicamentos na Plataforma do CFM?

Logo após realizar a dispensação, é possível visualizar o histórico da dispensação.

No histórico contém as seguintes informações:

• Data e hora da dispensação
• Tipo de Ação: Dispensação ou cancelamento do medicamento
• Nome do medicamento que foi dispensado
• Nome do farmacêutico que realizou a dispensação
• Nome da drogaria em que o medicamento foi dispensado
• Motivo da dispensação, caso o medicamento seja cancelado.

É possível cancelar uma dispensação?

Apenas o farmacêutico que fez a dispensação desse medicamento que pode cancelar a dispensação.
Para confirmar o cancelamento da dispensação, é necessário que seja informa a justificativa do cancelamento da dispensação.

É possível dispensar medicamento de forma separada?

A dispensação será por medicamento, independentemente da quantidade de embalagens que foram prescritas. Importante que o farmacêutico informe a quantidade dispensada no campo observações.

Qual é a validade das receitas dos documentos médicos?

Assim como a forma física, a receita digital também possui uma validade.
O Prazo de validade inicia a contar a partir da data da consulta médica.

Lista com as receitas com as respectivas validades:

  • Receita Simples: 30 dias (a partir do dia da sua emissão)
  • Receita Antimicrobiana: 10 dias (a partir do dia da sua emissão)
  • Receita de Controle Especial: 30 dias (a partir do dia da sua emissão)

Posso dispensar medicamentos quando a receita está vencida

O Farmacêutico não poderá realizar a dispensação de medicamentos com a receita vencida.

Paciente

Como identifico que o meu documento médico é valido?

Todos os documentos médicos precisam estar assinados digitalmente pelo médico.
O documento médico assinado digitalmente, no rodapé do arquivo gerado em PDF, é apresentado um QRCode e a assinatura do médico, conforme a imagem abaixo:

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O que devo fazer caso o documento médico não esteja assinada?

Caso você identifique que o seu documento não esteja assinado, você deve entrar em contato com o seu médico para que ele possa encaminhar uma via assinada.

Como consigo acessar meu documento médico na plataforma do CFM?

Ao receber um documento médico, seja ele Atestado Médico, Receita Simples, Receita Antimicrobianos, Receita de Controle especial e Relatório Médico você consegue fazer o download do arquivo em PDF.

Para isso é necessário acessar a plataforma do CFM, você pode acessar o Hotsite da Prescrição Eletrônica em:
https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/

Insira o código de validação que fica localizado abaixo do QRcode no campo “Código de Validação” para consultar o seu Documento Médico.

Após clicar no botão consulta, será apresentado algumas informações a respeito do seu documento médico e terá um botão para Visualizar a receita.

O que é o Código de validação?

O Código de Validação é uma chave que concede acesso ao documento assinado digitalmente, localizado na parte inferior do documento médico.

O código de validação contém 10 caracteres, que é composto por números e letras, podendo ser maiúsculas e minúsculas. O Código de validação sempre começa com as letras em maiúsculas CFM.

Qual é a validade dos documentos médicos?

As validades dos documentos médicos possuem a mesma validade dos documentos impressos.

• Atestado médico: O tempo em que o colaborador ficará afastado deverá estar especificado no atestado médico emitido pelo médico.
• Solicitação de Exames: São 30 dias corridos a partir da data de emissão (data da consulta) da solicitação de exames.
• Relatório médico: Não possui data de validade
• Receita Antimicrobiana: São 10 dias corridos a partir do dia seguinte da emissão da receita.
• Receita de controle especial: São 30 dias corridos a partir do dia seguinte da emissão da receita.
• Receita simples: São 30 dias corridos a partir do dia seguinte da emissão da receita.

Como disponibilizo o Atestado Médico para o Recursos Humanos da minha empresa?

Você pode receber seu atestado médico por e-mail e/ou via Whatsapp.
Com o arquivo (PDF) ou com o link de acesso ao seu atestado médico, você pode encaminhar seu atestado médico para a sua empresa.


A sua empresa deverá confirmar se esse documento é valido através da Plataforma do CFM ou até mesmo pelo o site do Validador ITI em https://assinaturadigital.iti.gov.br

Através da Plataforma do CFM é possível fazer o download do Atestado Médico. ttps://prescricaoeletronica.cfm.org.br/

Como disponibilizo a Solicitação de Exames para os laboratórios?

Você pode receber sua solicitação de exames por e-mail e/ou via Whatsapp.
Com o arquivo (PDF) ou com o link de acesso a sua solicitação de exames, você pode encaminhá-los para o laboratório.


O Laboratório deverá confirmar se esse documento é valido através da Plataforma do CFM ou até mesmo pelo o site do Validador ITI em https://assinaturadigital.iti.gov.br
Através da Plataforma do CFM é possível fazer o download da solicitação de exames.https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/

Como comprar os medicamentos utilizando a plataforma do CFM?

A receita da Plataforma do CFM pode ser aceita em qualquer farmácia do Brasil.
Você pode receber sua solicitação de exames por e-mail e/ou via WhatsApp.
Com o arquivo (PDF) ou com o link de acesso da sua receita, você pode encaminhá-los para o farmacêutico.
Não há necessidade de imprimir a Receita para comprar medicamentos. Para a farmácia realizar a dispensação do(s) medicamento(s) a farmácia irá necessitar do código de validação da receita que fica localizada abaixo do QRcode.

A Farmácia deverá confirmar se esse documento é valido através da Plataforma do CFM ou até mesmo pelo o site do Validador ITI em https://assinaturadigital.iti.gov.br


Através da Plataforma do CFM é possível fazer o download da Receita.
Hotsite: https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/
Plataforma de consulta de documentos: https://prescricao.cfm.org.br/consultar-documentos

Outros

COMO IDENTIFICAR SE O ATESTADO MÉDICO FOI EMITIDO PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA?

Ao receber o documento médico emitido pelo médico, o colaborador poderá observar no rodapé da página a assinatura digital do médico, bem como o código de verificação que vem abaixo do QRcode.

Esse documento pode ser validado no validador de documentos digitais do ITI, no link:
https://assinaturadigital.iti.gov.br

Para consultar o documento médico na Plataforma do CFM, você pode acessar o Hotsite da Prescrição Eletrônica em:
https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/

Insira o código de validação que fica localizado abaixo do QRcode no campo “Código de Validação” para consultar o seu Atestado Médico.

Quais informações que compõe o Atestado Médico?

Os Atestados Médicos da Plataforma do Conselho Federal de Medicina contém as seguintes informações

• Data de emissão do Atestado Médico
• Local de atendimento
• A logo do local de atendimento é opcional
• Endereço do local de atendimento
• Nome completo do médico e o CRM/UF
• Nome completo do Paciente e o sexo
• Descrição do atestado médico
• Assinatura do Médico com data e hora

Posso validar o Documento Médico no Validador do ITI?

Pode sim. O Documento Médico deve estar assinado pelo Médico.

Para validar os documentos médicos, é necessário que acesse o site do Validador ITI em:
https://assinaturadigital.iti.gov.br

Qual é a validade da solicitação de exames?

A validade da solicitação de exame possui a mesma validade da solicitação impressa.

Como identificar se a Solicitação de Exames foi emitido pelo Conselho Federal de Medicina?

Ao receber o documento médico emitido pelo médico, o laboratório poderá observar no rodapé da página a assinatura digital do médico, bem como o código de verificação que vem abaixo do QRcode.

Esse documento pode ser validado no validador de documentos digitais do ITI, no link:
https://assinaturadigital.iti.gov.br

Para consultar o documento médico na Plataforma do CFM, você pode acessar o Hotsite da Prescrição Eletrônica em:
https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/

Insira o código de validação que fica localizado abaixo do QRcode no campo “Código de Validação” para pesquisar a Solicitação de Exames.